Articulando

Articulando

Horto de Damasco

Neste blog, estaremos disponibilizando semanalmente artigos espíritas.

Evangelizar-se, a Melhor Escolha!

ArtigosPosted by Horto de Damasco Wed, November 22, 2017 11:16:50

Por Flávio Mendonça (membro da equipe do Horto de Damasco)

Evangelizar-se, a Melhor Escolha!

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. LC 10:41 e 42


Quantas vezes não repetimos a ação mental de Marta, ansiosos por realizações efêmeras da vida material? Poucas vezes fazemos o papel de Maria e nos devotamos ao aprendizado para a vida maior. Em geral, nossos parcos sentidos nos mostram a realidade transitória da matéria, como se essa fosse a última. Colocamos nossa mente no “automático” e seguimos a realizar coisas, a pensar em coisas pequenas, muitas vezes imaginando serem grandes. Nossas antenas mentais vivem direcionadas para as coisas menores, negligenciando o que verdadeiramente importa para nosso crescimento efetivo, o lado espiritual. Afinal, o que somos, esse corpo perecível que as células se renovam constantemente, ou o que o conduz? Somos afinal, corpo ou mente?

As motivações que ensejam nossos cinco sentidos nos levam a viver uma verdadeira ilusão, de sorte que, estamos quase sempre observando o lado pobre da existência. O banquete, a riqueza perene que alimenta a alma está geralmente do lado oposto. Isso ocorre porque nossa condição espiritual ainda trafega pelos mares dos condicionamentos inferiores. Mas, e o que fazer?

Jesus nos ensina, através do seu Evangelho, a olharmos o presente, a viver a realidade maior, considerando a vida espiritual, não só na erraticidade, mas em qualquer condição. Maria, como fala a passagem acima, fez a escolha correta quando dedicou sua atenção ao ouvir os ensinamentos sublimes do seu mestre.

Evangelizar-se é a conjugação correta! Muitas vezes olhamos o argueiro no olho alheio, esquecendo o travessão que temos que retirar dos nossos próprios olhos.

Estudar o Evangelho para aprender, e praticar a caridade e o bem para apreender, eis o que deve ser feito constantemente. Não se trata aqui de prática meramente religiosa, mas sim de condicionamento necessário para as modificações mentais que inexoravelmente teremos que realizar se desejamos viver satisfatoriamente. Evangelizar-se é cooperar com Jesus, cooperemos, pois!